terça-feira, 31 de maio de 2011

Gratuidade no transporte para idosos - direito não respeitado




        A lei determina: qualquer pessoa com mais de 60 anos de idade pode andar de ônibus sem pagar passagem. Para isto, basta apresentar a carteira de identidade e o embarque está garantido. Mas nas paradas ou dentro dos ônibus, o desrespeito aos idosos é grande. É só o motorista dar partida e seguir viagem, para que tenha inicio também o desrespeito.A dificuldade começa na parada de ônibus. Os idosos ficam horas debaixo do sol forte à espera dos veículos, que muitas vezes não param.
                Há ainda outros problemas. Os veículos que fazem transporte coletivo têm que reservar um determinado número de assentos, nas primeiras filas, para os idosos e portadores de deficiência física. Pelo menos, é isso que diz a lei, mas não é o que acontece. Quase sempre esses lugares estão ocupados e por gente que não precisa de assentos exclusivos. É um princípio desrespeitado em todo o país. Existem situações que não deveriam ocorrer, que deveriam ser combatidas com treinamento, com cidadania, tanto com o profissional como com o próprio empresário, já que ele não vai querer perder passageiro. Muitas vezes o motorista não para no ponto porque quer adiantar sua viagem, isso tem que acabar!


O 2º parágrafo do artigo 230 da Constituição Federal afirma que "aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos"



Agora, se os ônibus não param para vocês, idosos? Aprendam com os russos!
                              

0 comentários:

Postar um comentário